Notícias de saúde

Governo Federal destina R$ 43,3 milhões para obras no Piauí

Belo Horizonte, 11 de Setembro de 2001 (Bibliomed). O ministro da Saúde, José Serra, assinou na última semana o protocolo no valor de R$ 43,3 milhões para melhorias nas condições de saneamento básico no Piauí. Este ano, serão atendidos 145 dos 220 municípios piauienses enquadrados nos critérios do Projeto Alvorada.

O investimento vai beneficiar cerca de 50,6 mil famílias com a construção ou ampliação de sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e melhorias sanitárias domiciliares.

A inadequação das condições de saneamento pode provocar doenças como a esquistossomose, cólera, febre tifóide, leptospirose, hepatite, entre outras. No período de 1995 a 1999, cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil foram internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) com doenças relacionadas à falta de saneamento.

Lançado em julho do ano passado, o Projeto Alvorada promove nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), programas para geração de renda, acesso à educação e melhorias das condições de saúde. Com base no IDH, o governo federal identificou municípios em 23 estados que detêm índice menor ou igual a 0,5, considerados de baixo desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do Piauí, já foram assinados convênios nos estados de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Alagoas, Pará Goiás, Amazonas, Bahia, Rondônia e Minas Gerais.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários