Notícias de saúde

Municípios afetados pela seca recebem medicamentos

Belo Horizonte, 07 de Agosto de 2001 (Bibliomed). O Ministério da Saúde finalizou, na última semana, a distribuição de 2,3 mil kits, com 80 quilos de medicamentos básicos cada um, para os municípios que fazem parte do Projeto Sertão Cidadão.

O projeto é um plano emergencial contra os efeitos da seca que têm castigado algumas regiões do País. Ao todo, serão beneficiados 1.059 municípios de Alagoas, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Cada caixa contém 31 tipos de medicamentos para tratamento de doenças como hipertensão, anemia e diabetes, entre outras.

Os kits foram distribuídos para equipes do Programa de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Lançado em julho deste ano, o projeto Sertão Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Saúde e de Desenvolvimento Agrário para reduzir os efeitos da seca.

O programa visa beneficiar cerca de 20 milhões de pessoas do semi-árido Nordestino e do Norte de Minas Gerais, promovendo a saúde da população nestas localidades.

Até dezembro, o Ministério da Saúde vai investir R$ 770 milhões em ações para amenizar os problemas de saúde na população ocasionados pela falta de chuvas e de alimentos.

Serão estimulados programas como o de Incentivo ao Combate às Carências Nutricionais, Farmácia Básica e Saneamento Básico. Além disso, serão destinados a esses municípios R$ 152 milhões para o programa Bolsa-alimentação.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários