Notícias de saúde

Estrias: inimigas da vaidade feminina

Belo Horizonte, 25 de Julho de 2001 (eHealthLA). Difícil encontrar uma mulher que não tenha uma única estria. As linhas que deformam a pele podem aparecer em diversas regiões do corpo, sem aviso prévio. Muitas vezes, nem mesmo o cuidado intensivo e a hidratação são garantias de que as estrias não vão aparecer.

Os dermatologistas explicam o que é o problema: quando as células de sustentação da pele, que contêm colágeno e elastina, não suportam pressão e se rompem. A pele torna-se fina e atrofiada. É como um tecido que foi esticado. Isso são as estrias.

Os especialistas ainda não descobriram qual é a exata razão para o problema. Mas há diversas suspeitas, como a hereditariedade, os hormônios da adolescência, o crescimento rápido, o aumento exagerado de peso e até o excesso de exercícios musculares.

As estrias são um “bombardeio” na vaidade feminina, já que os locais mais comuns para o seu aparecimento são o bumbum, o quadril, a região lombar, a barriga e os seios. Mas os homens, em menor proporção, também podem ser vítimas das estrias.

Ainda não há cura para o problema, mas existem tratamentos que podem suavizar os aspecto das linhas na pele.

As estrias rosadas são mais recentes. O tom avermelhado se deve ao rompimento dos vasos sangüíneos. As de cor branco-acinzentada são mais antigas e têm essa tonalidade porque não há produção de melanina – substância que dá cor à pele - nessa região.

Para amenizar o problema, os dermatologistas podem empregar tratamentos variados, como o uso de creme e gel à base de ácido retinóico, promovendo uma leve esfoliação na pele. O tratamento com vitamina C que estimula a produção do colágeno, também podem ser adotado.

Alguns médicos utilizam a técnica de microdermoabrasão, em que a superfície da estria é esfoliada, ou o peeling químico superficial, que provoca a descamação da pele.

Há especialistas que recomendam o uso de alguns tipos de laser. A maior parte dos tratamentos, no entanto, é demorada e exige que a pele não seja exposta ao sol.

Apesar dos desafios para amenizar ou impedir o aparecimento das estrias, os dermatologistas dão algumas dicas que podem favorecer o aspecto saudável da pele: beber, em média, dois litros de água todos os dias; manter o corpo hidratado; usar bloqueadores solares; evitar oscilações bruscas de peso, roupas apertadas e cigarro; praticar atividade física e ingerir alimentos ricos em vitamina C.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários