Notícias de saúde

Quinta-feira, Dia Internacional Contra o Fumo

São Paulo, 31 de Maio de 2001 (eHealthLA). A Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicou esta quinta-feira, 31, como o Dia Internacional contra o Fumo. Somente no Brasil, morrem 10 pessoas por hora com doenças derivadas do cigarro, já noticiou o site BoaSaude, mas nunca é demais lembrar.

Mas se ainda alguém estiver em dúvida, segue mais uma dica, conforme matéria publicada pela agência Reuters Health pessoas com longa história de fumo pesado são mais propensas que as não-fumantes à artrite reumatóide, atestadas por novo trabalho publicado na Inglaterra.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune cujo dano progressivo das articulações leva à incapacidade crescente.

No estudo, citado pela agência, fumantes de um maço de cigarros por dia, por mais de 40 anos, foram 13 vezes mais propensos que os não- fumantes à artrite reumatóide.

Pesquisadores do Hospital Universitário Aintree, em Liverpool, Inglaterra, verificaram apenas uma fraca associação entre artrite reumatóide e pessoas que fumaram em algum momento da vida.

A equipe comparou 239 pacientes que estavam sendo tratados para artrite reumatóide ao mesmo número de pacientes de uma clínica dermatológica. As conclusões foram publicadas no Annals of the Rheumatic Disease.

Dos pacientes com artrite reumatóide, 60 % informaram que não tinham parentes próximos com esta doença. Os pesquisadores concluíram que, mesmo que o fumo em si não seja associado à artrite reumatóide, o fumo intenso e prolongado é fator de risco.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários