Notícias de saúde

Nova terapia pode auxiliar no tratamento da asma

São Paulo, 18 de Maio de 2001 (eHealthLA). A asma atinge cerca de 7 por cento dos brasileiros e com a chegada do inverno pode levar uma média de 10 por cento da população a procurar atendimento médico no País.

O laboratório farmacêutico AstraZeneca desenvolveu uma nova terapia para a doença, que oferece flexibilidade de dosagem, maior aceitação do paciente ao medicamento e um controle rápido e prolongado da asma. O Symbicort® é apresentado em um inalador diferenciado que permite que o medicamento chegue mais rapidamente aos pulmões.

Diferente da famosa "bombinha", popular entre as pessoas que sofrem de asma, a utilização do equipamento faz com que o paciente note o alívio para falta de ar em poucos segundos e sem fazer um grande esforço para que o medicamento chegue ao pulmão.

Uma das principais características do novo produto é que permite o aumento ou redução da dosagem com o mesmo inalador, de acordo com a gravidade do paciente.

Segundo a Dra. Eleni Galanos, especialista em terapia intensiva, em São Paulo, nenhum outro tratamento oferece atualmente este grau de conveniência e versatilidade para pacientes e médicos.

"O início da ação do novo tratamento, sendo mais rápido, traz importantes conseqüências tanto para o controle da asma quanto da adesão do paciente”. Segundo a especialista, um número representativo de pacientes não segue as recomendações do médico, e assim não recebe o tratamento adequado para combater a doença.

Como resultado, esses pacientes experimentam um controle deficiente da asma, em forma de tosse, chiado, sono interrompido no meio da noite, e até mesmo incapacidade para fazer exercícios. Em casos graves, a falta de controle pode até gerar internações de emergência.

Esteróide e broncodilatador juntos

A expectativa é que o Symbicort leve os pacientes a uma maior aceitação dos tratamentos da asma, e propicie assim um maior controle da doença. Isto se dá porque o alívio rápido dos sintomas proporcionado pelo componente formoterol provoca nos pacientes uma sensação imediata de melhora.

Os pacientes muitas vezes esquecem de tomar seu esteróide inalado, ou começam a confiar no broncodilatador sozinho. Com o Symbicort, eles estarão recebendo o esteróide inalado e ao mesmo tempo o broncodilatador.

A asma é uma doença com grande impacto econômico e social. Adultos com asma perdem inúmeros dias de trabalho e produtividade.

Crianças perdem dias de aula, fazem freqüentes visitas ao médico ou precisam ser socorridas em hospitais. Isso leva ao baixo desempenho escolar e pode afetar intensamente sua vida familiar e seu desenvolvimento psicosocial.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários