Notícias de saúde

Conferência Mundial Sobre AIDS Inicia-se na África do Sul

A Conferencia Internacional sobre a Aids acontece pela primeira vez em Durban, na África do Sul, o continente que mais sofre com a doença. O principal objetivo é incentivar a propagação da informação e da educação preventiva junto à população, a mais duramente atingida pela doença em todo o planeta.

Este encontro acontece de 9 a 14 de julho e reúne a cada dois anos pesquisadores e clínicos, assim como as associações de pessoas que vivem com o vírus da aids (HIV).

São esperados milhares de congressistas; o congresso de Durban será centrado em torno dos aspectos políticos, demográficos e econômicos da epidemia mundial. A maioria dos médicos e pesquisadores, entretanto, não espera nenhum anúncio de algum avanço científico importante durante essa conferência de Durban.

Isso se deve à geografia atual da epidemia, descrita pelas Nações Unidas em 28 de junho passado nos termos seguintes: das 34,3 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, 24,5 milhões vivem nos países da África situados ao sul do Saara. Com seus 4,2 milhões de pessoas portadoras do HIV, a África do Sul é o país com o maior número de pessoas seropositivas no mundo: 19,9% das pessoas com idade entre 15 e 49 anos são atingidas pelo vírus, enquanto esta proporção era de 12,9% há dois anos.

A implantação políticas de educação, de informação e de prevenção aplicadas na Ásia, no continente africano, pressupõe ao mesmo tempo a existência de infra-estruturas sanitárias, uma vontade política local, e meios financeiros internacionais até o momento inexistentes.

Fonte: Le Monde 8/7/2000
Sinopse preparada por eHealth Latin America

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários