Notícias de saúde

Médicos discutem a relação entre a síndrome depressiva ansiosa e o ciclo feminino

São Paulo, 10 de Maio de 2001 (eHealthLA). No dia 30 de maio, o Centro de Estudos e Pesquisas Hospital Samaritano promove o evento "Ciclo Reprodutivo e Síndrome Depressivo Ansiosa", que irá discutir a relação entre a síndrome depressiva ansiosa e o ciclo feminino. Segundo a profª Dra. June Melles Megre, psiquiatra clínica e forense, membro das diretorias dos comitês multidisciplinares de Adolescência e de Psiquiatria Forense da Associação Paulista de Medicina - APM e psiquiatra do Hospital Samaritano, a mulher é duas vezes mais sujeita a sofrer de doenças do humor que o homem.

“A razão dessa diferença está no ciclo reprodutivo feminino. Além de fatores biológicos, como predisposições e maior sensibilidade cerebral às oscilações hormonais, fatores psíquicos, sociais e transculturais acabam por causar o surgimento de sintomas depressivos ansiosos ao longo de todo esse período", afirma a especialista.

Com o apoio da APM e moderado pelo prof. dr. José Gilberto H. Vieira, diretor técnico científico e membro do conselho científico do Laboratório Fleury, profissionais estarão abordando os principais avanços científicos e tecnológicos na área. Pela ordem, os temas apresentados serão: Síndrome Depressivo Ansiosa, Puberdade – Menarca, Pré-Menstruo –Contraceptivos, Gravidez e Puerpério, Climatério-Menopausa e Tratamento.

De acordo com a Dra. June, a importância de eventos como este está na necessidade de se conhecer as constantes descobertas da Medicina. "Os avanços na ciência e tecnologia exigem que o médico seja bem informado e consciente dos vários aspectos envolvidos no ciclo reprodutivo da mulher. Para tanto é imprescindível uma visão multidisciplinar sobre o assunto", conclui.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários