Notícias de saúde

Projeto quer implantar o atendimento homeopático na rede pública

São Paulo, 09 de maio de 2001 (eHealthLA). O projeto Homeopatia para Todos, desenvolvido pela Comissão de Saúde Pública da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) defende a implantação da homeopatia na rede pública.

Concluído em 1998, foi encaminhado no ano seguinte para a apreciação do Congresso Brasileiro, Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde de todo País. Segundo o Dr. Heidwaldo Antonio Seleghini, presidente da AMHB, o objetivo agora é transformá-lo em lei que estabeleça a homeopatia como pratica obrigatória em todas as cidades.

"Apesar da Homeopatia ser considerada uma especialidade médica, é necessário uma legislação para que a rede pública seja obrigada a adotá-la", explica. Segundo ele, a implantação da homeopatia na rede pública é uma política oficial desde a década de 80, mas, na maioria das cidades, não encontra apoio de gestores locais.

São Paulo – convênio USP

No Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde criou em 1988 uma Comissão Científica e um Grupo Especial de Programação em Práticas Alternativas para estudar a implantação destas práticas na rede do SUS. A partir daí, em 1989, foram publicadas as normas que regulamentam o atendimento homeopático nos serviços de atenção primária à saúde no Estado de São Paulo.

"A APH tem dado todo o suporte necessário para a implantação do projeto. Estamos estudando a criação de um Centro de Referência em Homeopatia para a Saúde Pública, através de um convênio com a Faculdade de Saúde Pública da USP", diz o Dr. Fernando Bignardi, presidente da Associação Paulista de Homeopatia (APH). "O projeto é uma maneira de tornar a Homeopatia acessível para um maior número de usuários, minimizando as barreiras socioeconômicas. É uma meta da APH, pois isso ajudaria a diminuir o uso da auto-medicação", justifica.

O projeto Homeopatia para Todos será um dos temas discutidos durante o 3o Encontro Sudeste de Homeopatia, que ocorre de 14 a 17 de junho, em São Paulo. "No congresso, também lançaremos um programa de esclarecimento aos usuários de homeopatia, visando maior conscientização, de modo que o paciente possa fazer uso pleno da especialidade, evitando a auto-medicação", finaliza Bignardi.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários