Notícias de saúde

Tecnologia de ponta para o diagnóstico de câncer de mama chega ao sul do País

São Paulo, 04 de maio de 2001 (eHealthLA). A clínica Serdil, de Porto Alegre, especializada na área de diagnóstico por imagem, acaba de colocar em operação o primeiro equipamento de Estereotaxia Digital do Rio Grande do Sul. Com uma estimativa inicial de realizar 100 exames/mês, o novo equipamento marca o início de uma importante evolução em diagnósticos de doenças da mama, utilizando-se da tecnologia digital que é, pelo menos, 75 vezes mais rápida que o processo analógico.

Resultante de investimentos da ordem de US$ 250 mil, a nova tecnologia deverá oferecer maior eficiência diagnóstica, além de proporcionar mais uma alternativa para as pacientes, com maior conforto e rapidez nos procedimentos.

Abrangência

Segundo estimativas do médico radiologista, Dakir Duarte, o aparelho deverá atender pacientes de todo o interior do Estado, além de Santa Catarina. “A Estereotaxia Digital foi importada da Itália e será utilizada para otimizar a detecção precoce de lesões da mama, reduzindo em até 60 por cento o tempo para alguns diagnósticos”, diz o médico. Além disto, o equipamento viabiliza a ampliação eletrônica de imagens pequenas em até 15 vezes, com alta variação de contraste e maior potencialidade na identificação de lesões extremamente sutis.

Prevenção

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que, em 2000 cerca de 28.340 brasileiras receberam a notícia de que desenvolveram esse tipo de tumor, o mais freqüente entre o sexo feminino. A maior parte dos diagnósticos foi feita tarde demais, quando a doença já se encontrava em um estágio avançado. Segundo os especialistas, prevenção e a detecção precoce são as palavras chave para mudar este quadro. Detectado logo no início, o índice de cura do câncer de mama supera os 90 por cento.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários