Notícias de saúde

Brasília: Médicos Recusam Incor no Distrito Federal

Depois de despertado o interesse de alguns parlamentares em montar uma unidade do Incor – Instituto do Coração no Distrito Federal, vários médicos da cidade já protestaram. O fato já provocou a reação de especialistas e autoridades, em Brasília.

Após a morte do então presidente Tancredo Neves, em 1985, o prestigio médico da cidade foi abalado, tendo o então presidente sido transferido para São Paulo.

Com a possibilidade da cidade de Brasília vir a ganhar uma unidade do Incor, uma instituição pública mais tradicional da cardiologia do país, renasce a polêmica sobre o assunto, que envolve ainda ciúmes e vários interesses. Na opinião do secretário de Saúde do Distrito Federal, Jofran Frejat, a construção desta unidade será feita com dinheiro público e deverá somente atender os deputados e senadores. “E o povo”? ele pergunta. Ele admite que o Incor de Brasília servirá apenas como uma espécie de pré-atendimento dos parlamentares; logo após, todos serão enviados para São Paulo.

Já para o médico do Hospital Santa Lúcia, Ayrton Perez, em Brasília, seria desnecessário a vinda do Incor. Segundo ele, os hospitais públicos e privados em Brasília possuem equipamentos de ponta, os médicos são qualificados, e a tecnologia é de primeiro mundo. A direção do Hospital das Forças Armadas, entretanto, já aceita a idéia desde que a instalação seja no próprio prédio do HFA. O Hospital já estuda algumas alternativas, como a cessão de dois andares para o funcionamento do Instituto do Coração.

Quadro

A cidade de Brasília conta uma média de dois leitos públicos para cada grupo de mil habitantes, número superior a São Paulo que tem 0,9 e Rio de Janeiro que conta 1,4 leitos. Em comparação com a rede privada, este número cai para 0,9. O Hospital de Base é um centro de referência de transplante renal, além de outros exemplos que são o Centro de Atendimento a Queimados no Hospital da Asa Norte e a unidade da rede Sarah Kubistcheck , considerado o melhor centro de reabilitação do país.

O Incor atende um grande número de congressistas que se deslocam até a cidade de São Paulo para receber algum tipo de tratamento ou cirurgias. A proposta da filial em Brasília poderá ser feita através de convênio entre as instituições interessadas e a Fundação Zerbini – entidade mantenedora do Incor.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários