Notícias de saúde

Unidade de medicina preventiva do Einstein inaugura Clínica do Movimento

São Paulo, 27 de abril de 2001 (eHealthLA). Esta semana, a Unidade Diagnóstica Einstein Jardins, do Hospital Israelita Albert Einstein, especializada em Medicina Preventiva, inaugurou a Clínica do Movimento, um programa destinado a quem deseja conhecer, iniciar ou consultar um especialista sobre como praticar e qual a atividade física mais adequada ao seu perfil.

Seu principal objetivo é reduzir os riscos de doenças associadas ao sedentarismo e as lesões associadas à prática de atividade física, além de oferecer alternativas para que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida. Seus serviços incluem uma avaliação completa de todas as funções músculo-esqueléticas e orientação à prática esportiva de acordo com a aptidão física do paciente.

Segundo o médico Jacob Faintuch, especialista em Medicina Esportiva, em São Paulo, fazer exercícios garante mais anos de vida e com muito mais qualidade. "A atividade física ajuda a prevenir hipertensão, diabete, osteoporose e até alguns tipos de câncer, como o de mama e o de intestino”, afirma.

Mas para os adultos sedentários que pretendem começar a se mexer, alguns cuidados são importantes. "O ideal é fazer, antes de tudo, avaliações ortopédicas e de condicionamento". Para o especialista, é aconselhável também ir aos poucos, pois não dá para ser um atleta do dia para a noite.

A Clínica do Movimento conta com médico, fisiologista do exercício, fisioterapeuta, educador físico e recursos tecnológicos, como teste ergométrico, dianamômetro computadorizado e ergoespirômetro. Oferece, ainda, consultoria através de um Educador Físico que vai até o local de treinamento indicado e programas direcionados a clubes e academias.

Oficina de nutrição

A Oficina de Nutrição, outro serviço da Unidade, oferece orientação sobre o tipo de alimentação mais adequada, considerando sua rotina diária e o perfil de sua família. Esse contato proporciona uma reeducação nutricional, incentivando novos hábitos.

Temas como Alimentação Equilibrada, Alimentação e Obesidade, Alimentação e Colesterol, Alimentação e Diabetes, Sanduíches de Baixas Calorias e Dicas de Pratos Lights são apresentados em encontros com a participação de um nutricionista especializado. No final, os participantes experimentam pratos do cardápio preparados em uma cozinha no local.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários