Notícias de saúde

Porto Alegre Sedia Jornada Sobre Joelho Degenerativo e Ombro

Acontece nos dias 4 e 05 de agosto, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a I Jornada Lyonesa no Brasil sobre Joelho Degenerativo e Ombro. Segundo a coordenação do evento, a expectativa é de mais de 700 participantes. A Jornada vai contar ainda com a participação já confirmada de seis especialistas franceses.

No dia 04 de agosto, a partir de 9 horas acontecerão várias palestras. Entre elas, a Abordagem da Artrose Fêmoro-Tibial Externa Essencial por um representante da Escola de Lyon. Logo após, será feita a apresentação de temas livres. A partir de 11 horas, serão abordados temas como: Tratamento da Artrose Fêmoro Patelar, Artrose e Instabilidade Anterior Crônica do Joelho; Cortes Ósseo Femoral e Tibial,: Rotação do Componente Femoral Conservação do Ligamento Cruzado Posterior, Prótese Total do Joelho, Próteses Unicompartimentais, , Resultados de Próteses com mais dez anos.

Além disso, acontecerá ainda no mesmo dia, uma mesa redonda sobre Artrose do Joelho, coordenada pelo especialista francês Pierre Chambat e com a participação de vários especialistas brasileiros.

No dia 05 de agosto, a partir de 8 horas da manhã, acontecerão várias palestras com diversos temas referentes à Jornada. Entre eles, serão abordadas questões como: Osteotomia Tibial Valgrante, PTJ após a OsteotomiaTibial Valgizante, Indicações de Prótese X Osteotomias, Prótese de Ombro, Classificação das Seqüelas de Fraturas da Extremidade Superior do Úmero, Ombro Doloroso Instável – Diagnóstico e Tratamento, Estabilização Artroscópica do Ombro, Cicatrização Tendinosa na Ruptura da Manguito Rotador.

Além disso, acontecerá ainda uma mesa redonda sobre Artroplastia do Joelho e no encerramento será realizado um plenário aberto a todos os convidados.

A Jornada Lyonesa acontece todos os anos em Lyon, na França e é, atualmente, um dos eventos mais concorridos da ortopedia da Europa. Após a Jornada de 1999, a comissão organizadora decidiu que em 2.000 a Jornada Lyonesa aconteceria fora de Lyon. A opção pelo Brasil para ser o primeiro país a sediar a Jornada se deu por dois motivos: a comemoração dos 500 anos do descobrimento do país e a intensa ligação dos cirurgiões brasileiros com a Escola Francesa.

Segundo a Comissão Organizadora, a I Jornada Lyonesa conta com apoio da SOT-RS (Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul) e do COJATE - Comitê de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Traumatologia do Esporte. As informações já foram enviadas para mais de 15 mil profissionais da área, serviços de ortopedia e Hospitais-Escola do país.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários