Notícias de saúde

BRASIL: Anvisa suspende uso de seringas descartáveis produzidas em Manaus

São Paulo, 6 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no último dia 28 de março a suspensão do uso e da comercialização do lote nº 224 da seringa descartável 5ml com agulha da marca SR.

A medida foi tomada depois que funcionários do Hospital Getúlio Vargas, em Manaus, denunciaram reações adversas, como febre, em pacientes que teriam sido medicados com ajuda da seringa.

Setenta e duas mil unidades do lote nº 224 fabricadas pela empresa SR Saldanha Rodrigues, localizada em Manaus (AM), foram distribuídas para os estados do Amazonas, da Paraíba e de Rondônia.

A Anvisa enviou ofício às vigilâncias sanitárias dos três estados para que apreendam imediatamente as seringas do lote que pode estar com problema.

O fabricante foi inspecionado pela vigilância sanitária de Manaus e notificado para que suspenda a fabricação do produto.

Uma amostra do material foi recolhida e encaminhada ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para análise.

A Anvisa aguarda o laudo do INCQS para determinar outras providências cabíveis por lei como, interdição do produto e do estabelecimento e pagamento de multas que variam de R$ 2 mil a R$ 200 mil.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários