Notícias de saúde

BRASIL: Rótulos de Alimentos e Bebidas Terão Informações Nutricionais Mais Completas

São Paulo, 28 de março de 2001 (eHealthLA). Dentro de seis meses os rótulos de alimentos e bebidas terão explicações mais completas sobre o valor nutritivo dos produtos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução definindo que na rotulagem o fabricante deverá apresentar uma tabela com a composição nutricional e a contribuição de cada nutriente, com base numa porção individual de referência, para a dieta diária do consumidor.

A medida faz parte das ações estabelecidas pelo Ministério da Saúde para orientar a população a consumir produtos que proporcionem uma alimentação saudável. O objetivo é fornecer informações que permitam ao consumidor a escolha adequada dos alimentos para sua dieta.

Nova Tabela

Na tabela de informação nutricional deverão constar dez itens: valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol, ferro, fibra alimentar, cálcio e sódio. A quantidade deles será indicada para porções padrão individuais, expressas em gramas ou mililitros, determinadas pela Anvisa para cada categoria de alimento.

Por exemplo, uma porção de 50 g de arroz branco, equivalente a ¼ de xícara, contém 180 kcal, o que corresponde a 7% do valor diário a ser consumido para uma dieta de 2.500 calorias (o recomendado para pessoas saudáveis).

Uma comissão permanente, coordenada pela Anvisa com apoio técnico do Ministério da Saúde, de representantes do setor produtivo, de movimentos de defesa do consumidor e da comunidade científica de alimentação e nutrição, acompanhou a definição das porções.

“Criamos parâmetros mais exatos para a educação alimentar da população. É uma conquista do consumidor, que poderá saber o quanto este alimento representa numa dieta saudável e, assim, ter critérios para uma alimentação mais adequada”, diz Ricardo Oliva, diretor de Alimentos e Toxicologia da Anvisa.

Em novembro do ano passado, a Anvisa determinou que os rótulos deveriam apresentar a composição nutricional do produto. Com novas mudanças, além da composição, a população poderá saber o quanto o alimento/bebida representa no consumo diário padrão.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários