Notícias de saúde

BRASIL: Amapá Reforça Medidas Para Controlar Epidemia de Dengue

São Paulo, 14 de março de 2001 (eHealthLA). Um verdadeiro exército de 700 agentes comunitários de saúde, 140 agentes de saúde pública e dez técnicos de controle e endemias vem lutando contra a dengue no Estado do Amapá.

Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso de dengue, contraída no Amapá, em uma moradora do Conjunto Cabralzinho, em Macapá.

No entanto, o Estado faz fronteira com a Guiana Francesa e esta muito próximo do Pará, áreas com epidemia já estabelecida.

Desde o começo do ano, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Defesa Civil, Prefeitura Municipal de Macapá, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Agência de Promoção de Saúde, vem realizando em alguns bairros bloqueios com aplicação de larvicidas e termonebulização (fumacê) e limpeza das áreas.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes, além de tentar eliminar o risco de instalação da dengue, as ações visam também diminuir os índices de leptospirose, com a retirada do lixo e do entulho esquecidos nos quintais.

A dengue possui um período de incubação que varia de três a 15 dias (em média de cinco a seis dias). “Em caso de febre, dor no corpo e nos olhos, o paciente deve procurar ajuda médica e não se automedicar com drogas antitérmicas, sem saber o motivo dos sintomas e sinais”, alerta o secretário.

Histórico

Desde o início da epidemia de Dengue no Brasil, há três anos, Amapá e Acre eram os únicos estados a não apresentarem casos autóctones (nativos) de dengue.

No entanto, no final do ano passado, o Acre notificou a ocorrência do primeiro caso e, a partir dessa data, o Estado do Amapá redobrou sua vigilância, desenvolvendo ações de prevenção no combate ao mosquito transmissor, como reforço na limpeza urbana, visita domiciliar de agentes comunitários de saúde, borrifação de residências e termonebulização (fumacê) de ruas e avenidas.

Em 1999, o Amapá registrou 50 casos de dengue, mas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, todos importados de outros estados da federação. Em 2001, o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti foi detectado em alguns bairros de Macapá e, esta semana, foi confirmado o primeiro caso de dengue, contraída no Amapá.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários