Notícias de saúde

BRASIL: Otite Média Aguda Preocupa Pais e Especialistas no Início das Aulas

São Paulo, 8 de março de 2001(eHealthLA). A otite média aguda (OMA), embora mais freqüente durante as estações frias do ano, preocupa especialistas no início das aulas, pois é nesse período que crianças de 0 a 3 anos apresentam os primeiros sintomas. Isso porque, geralmente, é nessa faixa etária que as crianças começam a sua vida escolar e com ela o contato com outras crianças.

Segundo o professor adjunto e chefe da disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Unifesp-EPM e presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Luc Weckx, as pré-escolas e creches são locais onde há muita troca de bactérias entre as crianças.

“O maior grupo de risco são as crianças entre seis meses e um ano de idade, quando a mãe retorna ao trabalho deixa de amamentar a criança e com isso o bebê pára de receber proteção imunológica. Nas creches e berçários, as crianças passam a ter resfriados e gripes mensais, possibilitando a dor de ouvido", explica o especialista.

O médico diz que diferente da otite externa aguda, conhecida como otite de verão, que acomete o canal auditivo (do tímpano até o exterior) relacionada com a umidade e entrada de água, a otite média aguda inicia-se com uma gripe ou resfriado, na qual os micróbios do nariz ou atrás do nariz alcançam o ouvido médio (caixinha situada atrás do tímpano) pela tuba auditiva.

Tratamento

O diagnóstico é facilmente confirmado pela otoscopia (exame do conduto auditivo e da membrana timpânica). Pode ser causada por vírus ou bactérias e, embora cure espontaneamente em 80% dos casos, indica-se antibióticos para evitar complicações, como a propagação do pus para o osso atrás do ouvido médio e para a pele (mastoidite aguda).

A OMA é uma das infecções mais freqüentes em crianças nos primeiros anos de vida. Segundo estatísticas, 70% das crianças terão pelo menos um episódio até os três anos. Trata-se da doença que mais freqüentemente requer antibiótico na criança pequena. Estima-se que é gasto anualmente no país 120 milhões de dólares com medicamentos para o tratamento dessa infecção.

Proteja o Ouvido

· Nunca use hastes de algodão, ou qualquer instrumento. Lembre-se: a cera é uma proteção natural

· Não pingue gotas auriculares sem orientação médica

· É recomendável o uso de auriculares para entrar em piscinas ou mar

· Em caso de otite externa freqüente é importante evitar lavagens de ouvido

· Ao entrar na água, pingue duas gotas de óleo de amêndoa neutro

· Em nadadores é prudente secar os ouvidos pós-natação com álcool caseiro

· Secar bem o ouvido após o contato com a água, utilizando gostas de álcool caseiro

Fonte: Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários