Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisa Aponta Tratamento de Câncer de Próstata em Estágio Inicial

São Paulo, 7 de março de 2001 (eHealthLA). Está em andamento o maior estudo clínico realizado sobre câncer de próstata, que visa determinar o tratamento ideal no caso da doença em estágio inicial. Os dados foram publicados na última edição da revista Urologic Oncology.

Trata-se do programa EPC (Early Prostate Cancer) de controle da doença. Os primeiros resultados de um dos estudos que faz parte do programa EPC, deverão ser apresentados no Congresso da European Association of Urology (EAU) em Genebra, no dia 8 de abril, 2001.

Segundo o urologista carioca Fernando Vaz, que participará do evento, é a primeira vez que se tem um estudo que pode dar as respostas no caso de câncer de próstata inicial. "Espera-se que os resultados deste estudo tenham um grande impacto sobre a maneira como o câncer de próstata vem sendo tratado no Brasil, pois à medida que os exames de rotina e a detecção precoce se tornam mais comuns, descobre-se o câncer em seu estágio inicial" afirma o médico.

Brasil

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, sendo superado apenas pelo de pele, e o terceiro tipo de câncer que mais mata. Segundo as Estimativas de Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil, do INCA, ocorreram no ano passado 14.830 novos casos de câncer de próstata e cerca de 6 mil mortes foram causadas pela doença no País.

Apesar do aumento da conscientização do público e dos exames de rotina, o câncer da próstata não apresenta o mesmo nível de sensibilização do público como o câncer de mama. "É muito importante conscientizar a população masculina a respeito dos avanços no tratamento desta doença", conclui Dr. Fernando Vaz.

Pesquisa

A pesquisa foi elaborada para verificar se com o uso do medicamento Casodex, comercializado pelo laboratório AstraZeneca, após o diagnóstico do câncer de próstata, é possível reduzir o risco de progressão da doença e aumentar a sobrevida em comparação com os procedimentos atualmente adotados.

O trabalho publicado na Urologic Oncology avalia e descreve o esquema de tratamento e as características demográficas dos pacientes deste programa clínico internacional que abrange 24 países no mundo todo. O Programa EPC é composto de três estudos idênticos, no qual foram arrolados mais de 8.000 pacientes do sexo masculino, entre 38 e 93 anos de idade, que apresentavam câncer da próstata localizado ou localmente avançado.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários