Notícias de saúde

BRASIL: Doença Inflamatória do Globo Ocular pode Causar Cegueira

São Paulo, 7 de março de 2001(eHealthLA). As doenças inflamatórias que comprometem o globo ocular nas suas estruturas internas são conhecidas como uveítes. Caso não seja diagnosticada ou tratada corretamente, este tipo de doença pode causar cegueira.

“Cabe ao oftalmologista a tarefa de tratá-las muitas vezes tendo a necessidade da colaboração de um experiente clínico geral, pois muitas vezes temos que eliminar a causa do problema”, explica o oftalmologista Carlos Eduardo Leite Arieta, da Unicamp, em Campinas. Os principais sintomas que denunciam uma uveíte são: olho vermelho, com leve desconforto a doloroso e ainda uma visão embaçada.

Principais Causas

Fora o trauma e algumas doenças sistêmicas, praticamente todos os tipos de vírus, bactérias e parasitas podem causá-la. No nosso meio, um dos fatores mais importantes é a toxoplasmose ocular que é um parasita. O contágio da toxoplasmose se dá na vida intra-uterina, quando o feto adquire a doença através da placenta. A enfermidade também pode ser adquirida pela ingestão de alimentos mal cozidos ou crus e pelo contato com alguns animais domésticos, em especial o gato.

Segundo o especialista, apesar de difícil deve-se tentar encontrar a causa, que pode ser tuberculose, toxoplasmose, sífilis, toxocaríase, citomegalovírus, entre muitas outras. “Quando se encontra a causa pode ser feito o tratamento da doença de base e consegue-se interromper ou diminuir muito as reincidentes e, portanto o uso de corticóide”, explica Carlos Eduardo.

Como se Manifesta

A uveíte pode atacar a parte anterior ou a posterior do olho. Na primeira, os sintomas são: olhos vermelhos, dores e visão embaçada. No segundo tipo, ocorre, principalmente, o embaçamento visual. Faz-se necessário o pronto atendimento médico tão logo surjam os primeiros sintomas.

“As uveítes crônicas podem ser de difícil controle, e as reincidentes freqüentes”, alerta o oftalmologista. Segundo ele, o tratamento a base de corticóide via oral está mais relacionado uveítes posteriores ou às pan uveítes, que atacam tanto a íris quanto ao fundo do olho, ou seja, depende do tipo de acometimento.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários