Notícias de saúde

Brasileiro Integra Ação Contra Cegueira em Crianças da China

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A falta de visão é um problema que afeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45 milhões de pessoas em todo o mundo, quase uma Espanha. O dado é ainda mais expressivo se for comparado com o fato de que 80 por cento dos casos de cegueira podem ser prevenidos e revertidos.

É por causa disso que os oftalmologistas insistem que a prevenção é o principal remédio para evitar o problema.

"Quanto mais cedo a pessoa for tratada, mais fácil fica para reverter um possível caso de cegueira", disse o médico oftalmologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Paulo Henrique Morales, que participa nesta semana da terceira edição do Dia Mundial da Visão 2000, evento patrocinado pelo Lions Club Internacional, considerada uma das maiores associações de serviços humanitários do mundo.

A ação será realizada dia 12 de outubro em Pequim e, entre outras atividades, irá examinar 2.000 crianças chinesas com idades entre 6 meses a 4 anos.

Morales é o único representante latino-americano no Dia Mundial da Visão e disse à Reuters que uma das principais causas de cegueira entre crianças é causada pela ambliopia.

Essa doença afeta crianças em fase pré-escolar e é caracterizada pela falta de comunicação entre o globo ocular e o cérebro.

"No Brasil, por exemplo, 4 por cento dos casos de cegueira são causados pela ambliopia, que é mais conhecida por 'olho preguiçoso"', disse Morales, que também coordena o programa Olho Diabético da Unifesp, voltado para a prevenção de casos de cegueira causados pela doença.

O médico explicou que a doença começa durante a fase de formação do olho (que vai até os 7 anos de idade). Dessa maneira, se um deles, ou ambos, apresentar qualquer problema na visão (causada por deficiência visual, pálpebra baixa ou olho desviado) o cérebro deixa de usá-los e a criança fica cega.

"Depois dos 7 anos a cegueira por ambliopia é irreversível. Isso acontece porque não nascemos enxergando, nós aprendemos a enxergar", disse Morales, que também faz parte do Comitê de Prevenção à Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Tecnologia Inovadora Serve PAra Examinar Memores de 1 Ano

Durante o Dia Mundial da Visão, as crianças serão examinadas através da recente técnica chamada Photoscreenings. Trata-se de um processo fotográfico que tira várias imagens dos olhos da criança e que com isso permite ao médico identificar deficiências visuais em crianças em fase pré-escolar.

"É uma tecnologia recente com a qual nós conseguimos ganhar tempo, já que podemos examinar crianças desde os seis meses e assim tratar das deficiências delas o mais cedo possível", afirmou Morales.

Hoje o método para determinar deficiências é através da identificação de símbolos em um quadro, "o que torna o exame de crianças pequenas muito complicado", acrescentou o médico.

Segundo informou Morales, um dos principais problemas da prevenção da cegueira não é a obtenção do diagnóstico, mas sim conseguir levar o paciente até o consultório. O tratamento pode ser simples, na maioria dos casos é feito com lentes corretoras, cirurgias para levantar a pálpebra e tampões para "puxar o desenvolvimento do olho deficiente".

O Photoscreenig é uma tecnologia de aplicação relativamente nova. Foi em 1999 que os primeiros resultados foram divulgados nos Estados Unidos. Eles mostraram que o método conseguiu identificar problemas que levam a deficiências visuais em 85 a 90 por cento dos casos (foram examinadas com o método 12 mil pessoas nos EUA).

Em 12 de outubro será a primeira vez que a tecnologia será utilizada fora dos EUA. Segundo disse Morales, ainda não existe uma data para a chegada dessa técnica no Brasil.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários