Notícias de saúde

BRASIL: Laboratório Doa Aparelhos para Campanha Nacional de Detecção do Diabetes

São Paulo, 21 de fevereiro de 2001(eHealthLA). O Laboratório Roche está doando ao Ministério da Saúde sete mil monitores Advantage (aparelhos usados na medição de glicose no sangue) para a 1ª Campanha Nacional de Detecção de Diabetes, que acontece de 6 a 30 de março. A campanha, inspirada na de vacinação infantil, prevê a realização de 40 milhões de testes em pessoas acima de 40 anos. Aqueles que estiverem com o nível de glicose fora do padrão serão encaminhados para hospitais ou postos de saúde para a realização de outros exames.

Atendimento

O atendimento será feito em postos de todas as cidades do Brasil, de segunda a sexta-feira. Como os testes são rápidos (cerca de um minuto), a previsão é de que não haja filas. A iniciativa pretende compor um quadro mais realista do Diabetes no país, aumentando a eficiência do controle sobre a doença. Segundo Adriana Costa e Forti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, a campanha é o pontapé inicial de um projeto macro, que visa reorganizar e capacitar o sistema público de saúde para tratar a doença. "Isso só está sendo possível graças ao esforço conjunto do governo, entidades filantrópicas, empresas e pacientes", diz Adriana.

Atualmente, oito milhões de brasileiros são diabéticos. Destes, metade ignora essa situação e 22% não tomam qualquer tipo de medicamento. O diabetes ocupa a quinta posição no ranking de mortes e é a principal causa da cegueira no país.

Monitorando a Glicemia

O teste de glicemia, que será usado durante a campanha, é muito simples: após fazer um furinho no dedo com a agulha, coloca-se uma gotinha de sangue na tira reagente. A tira, então, é introduzida dentro do monitor portátil. Após alguns instantes, o monitor indica qual a taxa de açúcar no sangue.

Os monitores (também conhecidos como glicosímetros) são o que há de mais moderno no mercado. Com eles, pode-se saber, de maneira confiável e rápida, qual a glicemia naquele exato momento. E o melhor: o teste pode ser feito em qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho. Alguns monitores, como o Advantage, da Roche, possuem memória com capacidade para armazenar as 100 últimas medições com data e hora, além de precisão nos resultados. Além disso, pode ser acoplado ao computador do médico, através de software específico.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários