Notícias de saúde

BRASIL: Ministério da Saúde Aprova Vacina para Doenças Pneumocócicas

São Paulo, 15 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). O Ministério da Saúde acaba de liberar o registro no Brasil, da primeira vacina conjugada para a prevenção de doenças pneumocócicas em crianças abaixo de 2 anos de idade. As doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, são responsáveis pela morte de aproximadamente 1 milhão e 200 mil crianças, no mundo, a cada ano.

Segundo a médica Clélia Aranda, diretora da divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em países em desenvolvimento a S. pneumoniae é a principal causa de morte abaixo de 5 anos, com um índice de 25%. “A infecção por pneumococo em bebês é grave. Essa vacina conjugada protege contra sete sorotipos (cepas) da bactéria. Eles são responsáveis por 70% das doenças pneumocócicas”, avalia.

Doenças Pneumocócicas

Essas doenças, conhecidas como Doenças Pneumocócicas Invasivas, são representadas pela meningite (infecção das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal), bacteremia (presença da bactéria na corrente sangüínea), septicemia (infecção bacteriana de múltiplos órgãos) e pneumonia bacterêmica.

Além dessas doenças graves, o pneumococo é responsável por outras doenças que, embora não sejam invasivas, ocasionam grande transtorno à saúde das crianças: pneumonia comunitária, otites e sinusites. Os pneumococos são encontrados normalmente no nariz e na garganta de crianças e adultos saudáveis. A infecção ocorre através de partículas no ar.

A vacina deve ser aplicada em quatro doses: aos 2, 4, 6 e entre 12 e 15 meses de idade. Para crianças maiores e não vacinadas, o esquema de vacinação é diferente. No Brasil, há aproximadamente seis milhões de crianças com menos de dois anos de idade, e estimativa de 3.3 milhões a nascerem este ano. Ressalta-se assim, a importância da prevenção das doenças pneumocócicas, que podem ser graves nessa fase da vida.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários