Notícias de saúde

Fumo Pesado Está Associado à Artrite Reumatóide

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Pessoas com uma longa história de fumo pesado são mais propensas que não fumantes a ter artrite reumatóide, informou um novo trabalho. A artrite reumatóide é uma doença auto-imune cujo dano progressivo das articulações leva a uma incapacidade crescente.

No estudo, pessoas que fumaram um maço de cigarros por dia por mais de 40 anos foram 13 vezes mais propensas que não fumantes a ter artrite reumatóide. Entretanto, os pesquisadores chefiados por David Hutchinson, do Hospital Universitário Aintree, em Liverpool (Grã-Bretanha), verificaram apenas uma fraca associação entre artrite reumatóide e pessoas que fumaram em algum momento da vida.

A equipe comparou 239 pacientes que estavam sendo tratados para artrite reumatóide ao mesmo número de pacientes de uma clínica dermatológica. As conclusões foram publicadas no Annals of the Rheumatic Disease.

Embora os dois grupos incluíssem quase o mesmo número de ex-fumantes, o grupo da artrite reumatóide incluiu quase duas vezes mais fumantes atuais que, em média, consumiam há 18 anos um maço de cigarros diariamente comparados a outros pacientes que fumavam um maço por dia há um ano.

Dos pacientes com artrite reumatóide, 60 por cento informaram que não tinham parentes próximos com a doença.

Comparados a pacientes que tinham artrite reumatóide na família, este grupo teve um histórico de fumo bastante diferente. Por exemplo, pacientes sem história familiar da doença tiveram uma história de consumo de um maço de cigarros diário de aproximadamente 25 anos comparados a quatro anos nos pacientes com artrite reumatóide e história familiar da doença.

Os pesquisadores concluíram que mesmo que o fumo em si não seja associado à artrite reumatóide, o fumo intenso e prolongado é um fator de risco. Quando esta relação é encontrada, geralmente é difícil dizer o que vem primeiro: as pessoas com artrite reumatóide fumam mais porque têm a doença ou as pessoas que fumam muito tendem a ficar doentes por causa do cigarro ?

Mesmo que este estudo não responda a pergunta, sugere que ter artrite reumatóide não leva a fumar intensamente, observaram os pesquisadores. A equipe informou que os pacientes com história familiar da doença tenderam a ter o problema por mais tempo mas foram menos propensos a fumar.

Os pesquisadores observaram que embora as razões para a forte associação entre fumo pesado e artrite reumatóide ainda não sejam conhecidas, uma ligação plausível seria o efeito do fumo na produção do fator reumatóide -- anticorpos geralmente encontrados no sangue de pacientes com artrite reumatóide.

Os pesquisadores já haviam verificado que a exposição intensa ao fumo ao longo do tempo aumenta a produção do fator reumatóide tanto entre pessoas saudáveis quanto nas que têm artrite reumatóide.

A associação do fumo também poderia ajudar a explicar por que pessoas com artrite reumatóide têm uma taxa de mortalidade mais alta, já que o fumo continuado durante a fase adulta aumenta bruscamente a taxa de morte em todas as idades, informou a equipe.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários