Notícias de saúde

Soja Reduz Colesterol

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O consumo de soja pode resultar em pelo menos uma pequena queda no colesterol "ruim" em mulheres mais velhas com níveis de colesterol normais ou somente um pouco elevados, sugerem resultados de um novo estudo.

A queda foi observada numa pequena pesquisa em que mulheres entre 45 e 70 anos consumiram isoflavonas em pó, um componente da soja, por cerca de três meses.

"A proteína da soja contendo isoflavonas não vai substituir as drogas para reduzir lipídeos para pessoas que precisam delas. Mas a soja exerce um pequeno benefício e em combinação com outras mudanças alimentares como a diminuição da gordura alimentar pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol", disse a co-autora do estudo, Mindy S. Kurzer, da Universidade de Minnesota, em St. Paul, à Reuters Health.

Na pesquisa, Kurzer e sua equipe testaram o sangue de 18 mulheres na pós-menopausa durante três períodos de testes de 93 dias em que consumiram 7, 65 ou 132 miligramas de isoflavonas ao dia.

Durante a dieta rica em isoflavona, o nível de LDL, o colesterol "ruim", foi 6,5 por cento menor em comparação aos níveis quando as mulheres consumiram a menor quantidade de proteína de soja, de acordo com o estudo publicado na edição de fevereiro de American Journal of Clinical Nutrition.

"Embora os efeitos tenham sido pequenos, é possível que as isoflavonas possam contribuir para um risco menor de doenças cardíacas coronarianas se consumidas durante muitos anos em conjunto com outras estratégias de redução de lipídeos", disse Kurzer.

A diminuição no colesterol LDL observada no estudo "pode estar associada a uma redução de 16 por cento no risco de doença arterial coronariana", concluíram os cientistas.

"As mulheres na pós-menopausa têm uma taxa muito alta de doenças cardíacas e muitas mulheres estão buscando formas não-medicamentosas para reduzir o risco. É claro que diminuir a gordura da dieta é a principal forma alimentar que muitas mulheres podem (adotar para) diminuir os níveis de colesterol", explicou Kurzer.

"Demonstramos que a soja contendo isoflavonas pode aumentar o benefício de redução de colesterol de uma dieta pobre em gordura. Durante muitos anos, isso pode diminuir o risco de doenças cardíacas", acrescentou Kurzer.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários