Notícias de saúde

Acompanhar Paciente Via Internet Pode Ser Eficaz, Diz Empresa

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um estudo de um ano com pacientes que apresentavam insuficiência cardíaca congestiva mostrou que o acompanhamento da doença pela Internet pode reduzir as taxas de hospitalização, diminuir o tempo de internação e os custos hospitalares, informou o patrocinador do estudo na terça-feira.

A LifeMasters Supported SelCare Inc., empresa de Newport Beach (Califórnia), provedora de serviços de saúde interativos, informou que os resultados do estudo mostram que a Internet pode ser um suporte efetivo para os serviços de saúde de qualidade. O estudo foi parcialmente financiado pela divisão de saúde na Internet da Intel Corporation.

Os resultados completos do estudo serão apresentados na próxima semana durante encontro da Sociedade de Sistemas de Administração e Informação em Saúde 2001, em New Orleans.

"A Web nos permite oferecer aos pacientes mais opções e a flexibilidade para projetar programas adequados às varias necessidades do indivíduo em uma grande população", declarou Christine Ruggerio, autora do estudo e gerente de programas clínicos na Web da LifeMaster.

As conclusões foram baseadas em uma população de 69 pacientes idosos com insuficiência cardíaca congestiva em grau moderado a severo, problema em que o coração aumenta e bombeia sangue de forma ineficiente. O distúrbio pode resultar em fadiga e acúmulo de líquido nos membros e pulmões e, eventualmente, pode exigir um transplante de coração.

Os participantes foram divididos em dois grupos usando um computador pessoal e a Internet ou um telefone touch-tone para enviar sinais vitais e informações para o banco de dados da LifeMaster.

Durante o período do estudo, entre os usuários da Web houve 20 hospitalizações comparadas a 39 entre as pessoas que não dispunham de acesso à rede. Os usuários da Internet também tiveram períodos internação comparativamente menores: 129 dias contra 258 para não participantes.

Além disso, o custo anual dos pedidos de pagamento de seguro relacionados ao coração caiu em 2.400 dólares por pessoa entre os participantes do estudo enquanto entre a população não envolvida houve um aumento de mais de 1.200 dólares por pessoa nos pedidos.

Embora os custos totais de saúde para a população do estudo tenham permanecido estáveis, os custos anuais dos não participantes aumentaram em mais de 3.600 dólares por pessoa.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários