Notícias de saúde

Alto Consumo de Cálcio Pode Ajudar Mulheres a Perder Peso

29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Mulheres jovens que estão tentando perder peso normalmente evitam produtos derivados de leite porque tendem a ter muita gordura. Um estudo recente mostrou que as que ingeriram quantidades maiores de cálcio de laticínios -- em relação ao número de calorias que consomem diariamente -- perderam mais peso e gordura corporal em dois anos, independentemente de exercícios.

"Estes resultados têm implicações importantes para prevenir aumentos de peso e massa gordurosa em mulheres jovens entre 18 e 31 anos de idade, período em que o peso total começa a aumentar com o avanço da idade", informou a equipe de Dorothy Teegarden, da Universidade de Purdue, em West Lafayette (Indiana).

Baseados nessas conclusões, os pesquisadores sugerem que as recomendações dos serviços de saúde pública sobre cálcio dirigida a mulheres jovens deveriam enfatizar a manutenção do peso em complementação à saúde dos ossos.

O trabalho, publicado na edição de dezembro do Journal of the American College of Nutrition, apóia pesquisa anterior que mostrou que aqueles que consomem mais cálcio têm menos gordura corporal.

Não está claro exatamente como o cálcio afeta o peso e a gordura do corpo. O artigo indicou que um componente dos laticínios não analisado no estudo, ácido linóico conjugado, pode ser o responsável. O cálcio dos laticínios e de outras fontes também pode substituir outro nutriente.

Em outra descoberta, a média de ingestão diária de cálcio era de 781 miligramas por dia -- abaixo do nível recomendado de 1.000 miligramas diários para mulheres jovens. O cálcio de derivados de leite participou com 69 por cento do total de cálcio ingerido.

As mulheres que consumiram níveis mais altos de vitamina A ganharam mais peso e gordura corporal durante dois anos, fato que sugere estudos mais aprofundados, observaram os pesquisadores.

Os autores concluíram que tanto o cálcio quanto a vitamina A têm um impacto importante no peso e na gordura do corpo.

Os especialistas recomendaram que mulheres jovens que querem perder peso consumam cerca de 1.950 calorias por dia, 5 mil unidades internacionais (IU) de vitamina A e 1.000 mg de cálcio.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários