Notícias de saúde

Bebês Maiores São Mais Inteligentes, Revela Estudo

29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Bebês maiores são mais espertos e acabam se tornando crianças com melhor desempenho na escola do que os bebês menores, afirmaram cientistas na sexta-feira.

Um estudo com cerca de 4.000 homens e mulheres nascidos em 1946 demonstrou que o peso do bebê ao nascimento tem um impacto em suas capacidades mentais e desempenho educacional.

"Parece claro que o peso ao nascimento tem uma influência na função cognitiva", disse Marcus Richards, do Conselho de Pesquisa Médica (MRC), da Grã-Bretanha, uma entidade de pesquisa sem fins lucrativos.

"Um bebê que não completou todo seu potencial de peso ao nascimento também pode não ter atingido todo seu potencial de desenvolvimento cerebral", afirmou Richards.

Os cientistas compararam o peso ao nascimento e os resultados de testes que mediram capacidades de leitura e aritmética, raciocínio não-verbal, memória, velocidade e concentração quando os participantes tinham 8, 11, 15 e 26 anos.

Mesmo levando em consideração outros fatores como a classe social do pai, o nível educacional da mãe e a ordem de nascimento, que podem influenciar a função cognitiva, houve uma associação significativa entre o peso ao nascimento e o desenvolvimento cognitivo.

"Existem evidências de que fatores como a dieta maternal, o uso de álcool e o fumo têm um efeito no peso ao nascimento, embora a influência desses fatores no desenvolvimento cognitivo não seja clara", acrescentou Richards.

A pesquisa, publicada no British Medical Journal, faz parte de um estudo maior, a Pesquisa Nacional de Saúde e Desenvolvimento do MRC, sobre a saúde e suas mudanças com a idade, assim como os fatores durante o início da vida que afetam a saúde na idade média.

O baixo peso ao nascimento também vem sendo relacionado a um risco maior de diabete na idade média e avançada e é um fator de risco de respiração ofegante e doença pulmonar mais tarde.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários