Notícias de saúde

EUA Põem Gado do Texas de Quarentena Devido à Vaca Louca

26 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Reguladores da área de saúde dos Estados Unidos colocaram algumas cabeças de gado do Texas de quarentena, e começaram uma investigação para verificar se uma fábrica de ração tinha violado as regras para evitar a disseminação da doença da vaca louca.

Um porta-voz da Food and Drug Administration (FDA -- órgão nos EUA que regulamenta a alimentação e medicamentos) disse que a agência estava abrindo um inquérito para apurar se o gado foi alimentado acidentalmente por ração animal feita com outras cabeças de gado norte-americanas.

"Há uma possibilidade que a ração animal de gado norte-americana tenha sido misturada a outra ração de origem não-animal, e usada para alimentar o gado", disse o porta-voz da FDA, Lawrence Bachorick, acrescentando que ele não revelaria o nome da empresa ou quantas cabeças de gado estavam envolvidas na operação.

"Até o momento, não há confirmação de casos da doença da vaca louca. Mas, no momento, este gado vai ficar isolado até que possamos determinar que sua carne é apropriada para consumo humano", disse.

A FDA proíbe a alimentação de gado com ração animal, o que poderia levar ao aparecimento da doença da vaca louca, conhecida também como Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), ou a doença relacionada a ela.

Cientistas acreditam que o gado pode adquirir a doença da vaca louca, se for alimentado com restos de outros animais infectados.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários