Notícias de saúde

Tipo Mortal de Bactéria Tem Genoma Sequenciado

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas norte-americanos sequenciaram todos os genes de um tipo mortal da bactéria E. coli 0157:H7", uma causa comum de intoxicação alimentar que afeta milhares de pessoas a cada ano.

Nicole Perna e geneticistas da Universidade de Wisconsin, em Madison, sequenciaram os 5.000 genes da "Escherichia coli", que provocou surtos de intoxicação alimentar em todo o mundo.

Quando compararam sua sequência genética à sequência da cepa de E. coli inofensiva, os cientistas descobriram mais de 1.300 novos genes que poderiam explicar porque a E. coli 0157:H7 é tão perigosa e como diagnosticar, tratar e prevenir sua infecção.

"Identificamos um número enorme de novos genes que podem ou não estar envolvidos na patogênese e na sobrevivência desse organismo no intestino", disse a pesquisadora.

Perna espera que o sequenciamento genético leve ao desenvolvimento de outros estudos para identificar os fatores virulentos, assim como novos marcadores genéticos, para ajudar cientistas a detectar a E. coli mais facilmente em pessoas ou alimentos contaminados.

A infecção com E. coli 0157:H7 é causada pela contaminação fecal de alimentos, principalmente carne moída.

A doença causa uma forma grave de diarréia sanguinolenta e, nos casos mais severos, insuficiência renal e morte. As crianças muito pequenas e os idosos estão mais vulneráveis à infecção.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários