Notícias de saúde

Creatina Pode Causar Câncer, Revela Estudo

25 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A creatina, um suplemento alimentar usado por muitos atletas para aumentar a massa muscular, pode causar câncer, disse um órgão do governo francês na quarta-feira.

A Agência Francesa de Segurança Sanitária de Alimentos (AFSSA) disse, em relatório divulgado em seu site da Web, que o uso da creatina "constitui um risco que ainda não foi suficientemente avaliado, particularmente a longo prazo".

O estudo diz que existe "um risco potencial carcinogênico" para usuários do produto, que é vendido em muitos países e não é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Frequentemente é descrito como um "esteróide legal".

O estudo da AFSSA menciona pesquisas epidemiológicas que mostram que a creatina causa "problemas digestivos, musculares e cardiovasculares".

O relatório também diz que o uso da creatina deve ser considerado "contrário às regras, espírito e significado do esporte" e sugeriu que deve ser avaliada a possibilidade de proibir o uso da substância.

O ex-técnico francês de rúgbi Pierre Berbizier gerou uma polêmica no mês passado, ao declarar que o uso de creatina era comum no campeonato francês da modalidade.

O suplemento alimentar é usado por vários esportistas conhecidos, incluindo a tenista francesa Mary Pierce e o jogador de beisebol Mark McGwire.

A venda de creatina é proibida na França e seu uso foi suspenso pela União Francesa de Rúgbi.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários