Notícias de saúde

BRASIL: Pílula Contra Piolho Promete Tratamento Rápido e Eficaz

São Paulo, 17 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Uma das novidades lançadas no mercado para acabar com o problema dos piolhos vem em forma de pílula Revectina. A Revectina, deve ser tomada em dose única e promete não só acabar com os piolhos mas destruir as lêndeas (ovos), que não são exterminadas com os demais medicamentos. O remédio é bem tolerado, não tem contra-indicações e mata os piolhos em até 80% das crianças.

Segundo Absalom Figueira, dermatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao contrário de outras drogas, esta fica dez dias na corrente sanguínea. “Quando as lêndeas viram piolhos, elas sugam o sangue e morrem”, diz o médico. Mas para acabar com os piolhos, diversos procedimentos de higiene precisam ser tomados. Do contrário, a reinfestação é certa.

Conhecendo a praga

O piolho de cabelo é um inseto do tamanho de uma semente de gergelim. Ele vive do sangue das pessoas. A picada do piolho causa forte coceira e deixa um ponto vermelho semelhante a uma picada de mosquito você dificilmente enxerga um piolho adulto. Você vê as lêndeas que são os ovos do piolho que ficam presas no cabelo. As lêndeas se parecem com caspas. O piolho se espalha rápido independente do quanto o seu filho é limpo, ele pode pegar piolho.

A criança pode pegar piolho na escola ou de qualquer pessoa que tenha piolho. O piolho põe em torno de 6 ovos por dia. Os ovos incubam por 8 a 10 dias. Depois os piolhos começam a picar. Existem três tipos de piolho: Piolho de cabeça, que é mais comum em crianças que freqüentam creches ou escolas Piolho de pêlos púbicos que vive no pêlos ao redor da virilha Piolho de corpo que vive em roupas e roupas de cama suja.

Prevenção e dicas para os pais

Segundo dados do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria, é importante ensinar as crianças a não usar conjuntamente ou emprestar bonés, escovas ou pentes. Não deitar em um travesseiro que outra criança use. Lavar as mãos e tomar banho diariamente. Os cuidados de higiene devem partir dos pais. É importante cuidar de alguns itens com:

Prevenção e tratamento

Trocar os lençóis regularmente; aspirar os móveis, colchas, tapetes, cortinas, animais empalhados e assentos do carro se alguém da sua família tiver piolho; não use inseticida em piolhos; logo que você descobrir que a criança está com piolho comunique todos que possam ter estado bem perto dela; certifique-se de ligar para a escola ou creche que a criança freqüenta vizinhos e parentes; lave as escovas e pentes, depois mergulhe-os em água fervendo por 10 minutos; verifique se seu filho tem lêndeas e/ou piolho 1 vez por semana; verifique com maior freqüência se a criança estiver coçando a cabeça; procure pelas lêndeas atrás das orelhas e na região da nuca; separe os cabelos com palito de ponta arredondada para visualizar melhor as lêndeas; se você encontrar lêndeas no cabelo verifique as sobrancelhas também.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários