Notícias de saúde

Maioria das Pessoas não Reconhece Riscos da Obesidade

11 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Especialistas em saúde concordam que o número de norte-americanos acima do peso atingiu proporções epidêmicas, mas a maioria dos adultos não vê seu peso como um problema de saúde, revelam resultados de uma pesquisa recente.

Somente 39 por cento dos adultos se consideraram acima do peso, de acordo com entrevistas com cerca de 1.400 médicos e pacientes. Esse resultado contrasta com uma recente estimativa do governo de mais de 60 por cento dos adultos acima do peso ou obesos em 1999.

O estudo descobriu que, entre aqueles que disseram que estavam acima do peso, somente um terço expressou preocupação com o desenvolvimento da diabete do tipo 2, um grave distúrbio médico que é mais comum entre pessoas com o peso elevado. A diabete do tipo 2 aumenta o risco de doenças cardíacas, distúrbios renais, cegueira, amputações e morte.

"Para muitas pessoas, os riscos da obesidade à saúde vão atingi-las no futuro ou acontecem com outras pessoas", disse Stephen B. Heymsfield, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Obesidade, do Hospital St. Luke's-Roosevelt, em Nova York, em entrevista à Reuters Health.

Na verdade, 80 por cento dos norte-americanos afirmaram que nunca discutiram diabete com seu médico e 61 por cento disseram que nunca realizaram testes para o distúrbio, de acordo com a pesquisa.

Já 99 por cento dos médicos entrevistados afirmaram que a taxa de obesidade crescente nos Estados Unidos é, pelo menos, um problema grave devido ao risco maior de diabete, derrame e doenças cardíacas -- a principal causa de morte nos Estados Unidos.

Cerca de 30 por cento dos pacientes diagnosticados como acima do peso no ano passado tinham 35 anos ou menos, afirmaram os médicos.

Essa descoberta é particularmente alarmante, uma vez que normalmente o ganho de peso é um fator de prognóstico da manifestação da diabete do tipo 2, disse Heymsfield, citando dados recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos revelando um aumento de 33 por cento no número de norte-americanos com diabete durante a década de 1990.

"Esse é só o começo de uma verdadeira tendência de diabete do tipo 2 se alastrando no país", alertou Heymsfield.

O pesquisador afirmou que o ganho de peso, em conjunto com o envelhecimento da população norte-americana, deve aumentar as taxas de diabete do tipo 2 nos próximos anos.

A pesquisa foi conduzida pela Yankelovich Partners e financiada pela Hoffmann-La Roche.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários