Notícias de saúde
02 de julho de 2026 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista Neurology, da American Academy of Neurology, sugere que pessoas com epilepsia focal e sono inadequado podem apresentar maior risco de demência.
A epilepsia focal ocorre quando as crises começam em uma área específica do cérebro. A pesquisa avaliou mais de 482 mil adultos, com idade média de 58 anos, sem demência no início do acompanhamento. Entre eles, 3.788 tinham epilepsia. Os participantes foram acompanhados por cerca de 12 anos.
O sono foi considerado ideal quando durava de seis a oito horas por dia. Dormir menos de seis horas ou mais de oito horas foi classificado como sono inadequado. Durante o estudo, 5.826 pessoas desenvolveram demência.
Entre os participantes com epilepsia, 2% daqueles com sono ideal tiveram demência, contra 5% dos que dormiam mal. Após ajustes estatísticos, pessoas com epilepsia e sono inadequado tiveram risco cinco vezes maior de demência em comparação com participantes sem epilepsia ou AVC e com sono ideal.
O estudo não prova que o sono ruim cause demência, mas reforça a importância de avaliar e tratar problemas de sono em pacientes com epilepsia.
Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000214985.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias