Notícias de saúde

Ultrassom colorido pode otimizar resultados de exames

29 de abril de 2026 (Bibliomed). Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram uma tecnologia de imagem híbrida que mescla a tomográfica rotacional por ultrassom com a tomografia fotoacústica, gerando imagens estruturais coloridas com possibilidade de ver até mesmo como o sangue está fluindo pelas veias e artérias.

Os cientistas conseguiram imitar a excitação feita pelos raios laser usando diretamente ultrassônicas, usando apenas um único transdutor de ultrassom de campo amplo, conseguindo imagens coloridas.

Segundo os autores, a nova técnica poderá ser usada em qualquer região do corpo onde a luz possa ser aplicada, e em aplicações onde clínicos ou pesquisadores precisam da sinergia entre imagem da morfologia e da função. Eles citam como exemplo a possibilidade de aprimorar imagem de tumores, como os de mama, permitindo ver a localização exata e o entorno do tumor, além de sua patologia e fisiologia.

Os autores acreditam que a nova tecnologia permitirá o monitoramento de danos nos nervos causados pela neuropatia diabética, além de monitor o suprimento de oxigênio para cada parte dos órgãos e permitir o estudo de estruturas do cérebro, além de monitorar a hemodinâmica.

Por enquanto, o equipamento não consegue ir a profundidades superiores a quatro centímetros da superfície da pele, mas a luz pode ser emitida por endoscópios, o que permite acesso a tecidos internos.

Fonte: Nature Biomedical Engineering. DOI: 10.1038/s41551-025-01603-5.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários