Notícias de saúde

Brasil: Conheça o Novo Teste da Fiocruz para Detectar HTLV I

São Paulo, 8 de Janeiro de 2001(eHLA). A Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) já tem estoque de lâminas de um novo teste para detecção do HTLV I, vírus que pode causar leucemia e uma doença neurológica, a paraparesia espástica tropical, responsável por problemas de locomoção. Segundo, Antônio Ferreira, pesquisador da Fundação, o teste utiliza o método de imunofluorescência que permite também uma diferenciação entre os vírus HTLV I e HTLV II. O teste só começará a ser aplicado na metade deste ano. O prazo é justificado pela falta de pessoal para lidar com o kit de diagnóstico. “Um convênio entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde prevê a realização de um curso para capacitar técnicos de saúde”, explica Ferreira.

Segundo o médico Mauro Schechter, professor do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente, os vírus HTLV I e II são os principais causadores de doenças inflamatórias da medula espinhal, superando as deficiências vitamínicas, a esclerose múltipla e a sífilis. “O HTLV causa uma produção descontrolada de células de defesa, os linfócitos T. Os resultados são doenças auto-imunes (em que o organismo ataca a si mesmo), leucemia e lesão dos sistemas nervosos central e periférico”, explica Schechter.

Entre as conseqüências estão dificuldade de movimento dos membros inferiores (desde tropeços e quedas até a paralisia total), problemas urinários (facilmente confundidos com incontinência urinária ou doenças da próstata), impotência sexual e problemas na região lombar. A transmissão do HTLV é idêntica a do HIV (vírus transmissor da AIDS): via sêmen e sangue contaminado.

Falta de Informação pode Causar Erros de Diagnóstico

A desinformação a respeito dos efeitos do vírus HTLV no organismo consome milhares de reais em gastos médicos e prolonga o sofrimento dos pacientes. Uma pesquisa realizada no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, mostrou que cerca de 6% dos pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide (inflamação articular) estavam infectados pelo HTLV, que origina sintomas semelhantes. Cerca de 1,3% dos doadores de sangue de Porto Alegre é identificado como portador do vírus.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários