Notícias de saúde

Brasil: Fiocruz Desenvolve Vacina Contra Alergia Provocada por Ácaros

São Paulo, 8 de Janeiro de 2001(eHLA). Um estudo com ácaros do ecossistema domiciliar, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), projeta desenvolver uma série de vacinas contra alergia provocada pelas minúsculas criaturas. A partir da identificação das espécies desses animais, fase em que se encontra o trabalho, os pesquisadores querem desenvolver imunizantes que protejam contra as diversas variedades diferentes de ácaros, criando vacinas específicas para cada região do país. Segundo os especialistas, cerca de 70% dos casos de alergias que ocorrem no Rio de Janeiro são causadas por ácaros.

Novas Espécies - Eles Também Vivem na Cozinha

Após compararem ácaros encontrados em casas no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora, os pesquisadores encontraram, naquele município de Minas Gerais, duas espécies inéditas de ácaros que podem estar relacionadas a problemas de pele. São elas da Família Cheyleitidae e Dermanyssidae.

Outro ponto inédito da pesquisa da equipe da Fiocruz indicou a cozinha como uma área de risco dos domicílios para a existência de ácaros. Os cientistas estão procurando relacionar os ácaros encontrados em algumas cozinhas de Juiz de Fora com casos de dermatite (doenças de pele).

As medidas de controle dos ácaros indicadas pelos especialistas:

- Usar capas em sofás, colchões e travesseiros;

- Manter o ambiente bem ventilado para reduzir a umidade e deixando, se possível, os raios solares entrarem no ambiente;

- Evitar tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e tudo aquilo que facilite o acúmulo de poeira;

- Procurar passar panos úmidos para remover a poeira;

- Evitar fazer refeições no quarto.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários