Notícias de saúde

Ministros Alemães Sofrem Inquérito Sobre

08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Os dois ministros do governo alemão mais envolvidos com a crise da doença da vaca louca serão interrogados na sexta-feira no Parlamento sob a acusação de terem falhado nas tentativas de proteger os consumidores.

Os ministros Karl-Heinz Funke (da Agricultura) e Andrea Fischer (Saúde) admitiram ter cometido erros ao enfrentar os temores provocados pela descoberta, em novembro, do primeiro caso de contaminação pela doença de uma animal nascido em território alemão.

Seis outros casos foram confirmados desde então e, em meio a crescentes temores de que esse poderia ser apenas a ponta do icebergue, o governo elaborou um plano para revisar as regras sobre a criação dos animais e para acalmar os consumidores.

"Deve haver uma segurança absoluta do curral até o caixa do supermercado", afirmou o Ministério da Agricultura em um comunicado no qual reconhecia "a falta de transparência" a respeito da origem, dos ingredientes e da segurança dos produtos feitos com carne alemã.

Tanto Fischer quanto Funke, que enfrentam pressão para renunciar, foram convocados para explicar diante de uma comissão parlamentar quais novas medidas planejam tomar para enfrentar a crise.

As propostas do governo divulgadas na quinta-feira pedem regras mais rígidas quanto à identificação da carne e a elaboração de uma lista de substâncias, como antibióticos que estimulam o crescimento, que não devem ser usados nos rebanhos.

Além disso, Fischer deve anunciar na sexta-feira a obrigatoriedade de testes da doença da vaca louca em animais com menos de 24 meses.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários