Notícias de saúde

Alemanha Montará Plano de Ação Contra Vaca Louca

10 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O governo alemão disse na segunda-feira que vai montar um novo plano de ação para combater a doença da vaca louca, depois que uma nova série de medidas propostas foi derrubada por uma censura interna constrangedora.

O chanceler (primeiro-ministro) Gerhard Schroeder recusou-se a demitir os ministros de Estado envolvidos no caso, mas mesmo sua coalizão no Parlamento ficou irritada com a hesitação do governo em lidar com a ameaça de saúde.

"É o caos completo", disse um representante do partido Social Democrata (de Schroeder) no Parlamento. Apenas sete cabeças de gado na Alemanha contraíram comprovadamente a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) desde que os testes começaram, no ano passado.

Mas os esforços para deter os riscos ao consumidor não vêm sendo feitos, em uma protelação que data desde a constatação do primeiro caso, em novembro.

Schroeder admitiu a negligência do governo. Em um documento em conjunto, os Ministérios da Agricultura e do Ambiente publicaram propostas de reformas na quinta-feira passada para o setor agrícola alemão, incluindo um investimento de 500 milhões de marcos (240 milhões de dólares) em práticas de agricultura ecológica.

Mas o ministro da Agricultura, Karl-Heinz Funke, um fazendeiro cético quanto aos custos de reformular as práticas atuais de criação de gado, disse que o documento não tinha sua aprovação. Ele delineou um outro plano sem as propostas de investimento. Depois, uma porta-voz de Funke disse que todas as novas propostas seriam desconsideradas e um novo documento seria redigido.

Funke foi atacado no final de semana depois que uma reportagem de jornal disse que professor universitário de zoologia havia informado o ministro em janeiro do ano passado que uma vítima de BSE havia sido encontrada na Alemanha há mais de uma década.

O ministro continuou insistindo em considerar o primeiro caso de BSE como o de novembro. Schroeder continuou a apoiar Funke e o Ministério da Saúde, ocupado por um membro do Partido Verde, que também vem sendo acusado de indiferença.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários