Notícias de saúde

Cientistas coreanos afirmam ter desenvolvido um medicamento oral contra a Covid-19

11 de fevereiro de 2026 (Bibliomed).Pesquisadores da Coreia do Sul afirmam terem desenvolvido um tratamento antiviral oral, chamado CP-COV03 ou Xafty, contra a Covid-19 que se mostrou eficaz após um ensaio clínico. Se um ensaio clínico em fase posterior for bem-sucedido e o medicamento for aprovado pelo Ministério da Segurança Alimentar e Farmacêutica, o fármaco poderá estar disponível no próximo ano.

Desenvolvido pela empresa de biotecnologia sul-coreana Hyundai Bioscience, o medicamento mostrou-se eficaz no tratamento dos principais sintomas da Covid-19 listados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), incluindo tosse, dor de cabeça, dor de garganta, náusea e calafrios.

O ensaio clínico envolveu 300 pacientes para descobrir se o CP-COV03 seria eficaz na melhora dos sintomas da Covid-19 por mais de 48 horas, sem eventos adversos graves. Os pacientes tratados com CP-COV03 recuperaram a saúde normal mais rapidamente e apresentaram menor risco de hospitalização em comparação com o grupo de controle. Isso demonstra que o medicamento é seguro e eficaz em pacientes com Covid-19 leve a moderada.

Os pesquisadores afirmam que esperam que o CP-COV03 tenha um forte potencial comercial, pois é baseado na niclosamida, um medicamento bem conhecido e anteriormente usado para tratar infecções por tênia. Eles explicam que o uso clínico da niclosamida tem sido limitado devido à sua baixa solubilidade e biodisponibilidade, no entanto, o estudo atual indica que o CP-COV03, à base de niclosamida, funciona como uma alternativa mais segura e eficaz aos tratamentos anteriores para Covid-19, como o Paxlovid.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-025-62423-4.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários