Notícias de saúde

Consuma sal na medida certa e proteja seu coração

28 de novembro de 2011 (Bibliomed). Não é segredo que o excesso de sal prejudica a saúde, mas, consumi-lo em quantidade menor do que o necessário também faz mal. Segundo pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda, tanto em muito quanto pouco sal pode elevar os riscos de complicações cardiovasculares, sobretudo em pacientes abidamente cardíacos ou diabéticos.

A pesquisa mostrou que a liberação de sal pelo organismo entre 6 e 7 gramas por dia está associada com um aumento no risco de todos os eventos cardiovasculares, e a excreção de menos do que 3 gramas de sal por dia está associada com um aumento no risco de morte por causas cardiovasculares e hospitalização por insuficiência cardíaca congestiva.

Dessa forma, os cientistas afirmam que não é o excesso de sal que faz mal à saúde cardiovascular, mas sim a substância na quantidade incorreta. De acordo com a pesquisa, o nível saudável de excreção de sal pelo organismo fica entre 4 e 5,99 gramas por dia.

O estudo é o primeiro a demonstrar a associação entre a pouca ingestão de sal e as doenças cardiovasculares, e pode explicar grande parte das controvérsias e resultados conflitantes que alguns estudos da área apresentam atualmente.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários