Notícias de saúde

Vacina contra a Covid-19 pode trazer benefícios extras para crianças com eczema

20 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Um estudo apresentado em um congresso internacional mostrou que a vacinação contra a Covid-19 pode reduzir infecções e problemas alérgicos em crianças com dermatite atópica, também conhecida como eczema.

Os pesquisadores analisaram mais de 11 mil crianças com a condição, comparando aquelas que foram vacinadas com as que não receberam a vacina. Os resultados indicaram que as crianças vacinadas tiveram menos infecções respiratórias, de ouvido, de pele e menos complicações alérgicas, como asma e rinite.

Além disso, quando as infecções aconteciam, elas surgiam mais tardiamente, sugerindo um efeito protetor prolongado. O eczema está ligado a alterações no sistema imunológico, o que pode explicar por que essas crianças são mais vulneráveis a infecções.

Os autores destacam que os achados reforçam a segurança da vacina e sugerem que ela pode ajudar a reduzir a progressão de doenças alérgicas em crianças com eczema. Apesar de mais estudos serem necessários, os dados trazem tranquilidade para famílias e profissionais de saúde.

Fonte: American College of Allergy, Asthma and Immunology (ACAAI) Annual Meeting 2025.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários