Notícias de saúde

Ômicron: quarta dose da vacina não é necessária para jovens

25 de abril de 2022 (Bibliomed). Uma quarta dose de vacinas de mRNA COVID-19 existentes pode trazer poucos benefícios para adultos mais jovens e saudáveis, de acordo com um novo estudo israelense publicado na revista The New England Journal of Medicine.

A pesquisa avaliou 270 profissionais de saúde do Sheba Medical Center, em Tel Aviv, que receberam uma segunda dose de reforço das vacinas Pfizer ou Moderna, quatro meses após receberem inicialmente três doses da Pfizer.

Cada um foi pareado por idade contra dois participantes em um grupo de controle que recebeu apenas três doses de Pfizer, com as idades médias nos grupos variando de cinquenta a sessenta e poucos anos.

No geral, a quarta dose foi considerada segura e recarregou os anticorpos neutralizantes dos destinatários - que impedem o coronavírus de infectar células – a níveis comparáveis ????aos logo após a terceira dose, antes de os níveis de anticorpos começarem a diminuir com o tempo.

O estudo ocorreu quando a disseminação da variante Ômicron era abundante em Israel e descobriu que a quarta dose não conferiu proteção adicional contra a infecção, apesar da redução ao longo do tempo de anticorpos entre as pessoas que receberam apenas três injeções.

Aqueles que receberam uma quarta dose de Pfizer tiveram 30% menos chances de adquirir a infecção do que aqueles que receberam três doses, enquanto aqueles que receberam Moderna tiveram 18% menos chances de serem infectados.

O estudo incluiu apenas um pequeno número de participantes e não foi um estudo randomizado - o que significa que suas conclusões devem ser interpretadas com cautela - mas os resultados apontam para apenas pequenos benefícios da dose extra.

A proteção contra infecção sintomática foi ligeiramente melhor em adultos com menos de 40 anos que receberam uma quarta injeção - 43% para Pfizer e 31% para Moderna - em comparação com pessoas que receberam três injeções.

Os autores do estudo escreveram que sua pesquisa parece indicar que as vantagens de três doses de vacina projetadas contra a cepa original de coronavírus atingiram um teto em termos de resposta imune, com reforços adicionais apenas restaurando a imunidade diminuída, em vez de levá-la a novos patamares.

Segundo a pesquisa, quaisquer reforços de quarta dose serão mais benéficos para os grupos mais velhos e mais vulneráveis ??(por exemplo, aqueles com comorbidades. Idealmente, existe a necessidade de novas vacinas COVID-19 projetadas especificamente contra a Ômicron se quisermos melhorar essa proteção para os mais vulneráveis ??- da mesma forma que a vacina contra a gripe sazonal é atualizada a cada ano - para garantir a melhor ação possível contra a cepa circulante do vírus.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2202542.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários