Notícias de saúde

Cérebros de adolescentes são mais vulneráveis a concussões

01 de março de 2012 (Bibliomed). De acordo com uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Montreal, no Canadá, os cérebros dos adolescentes sofrem mais com os efeitos causados por concussões do que cérebros de crianças ou adultos.

Pesquisadores analisaram resultados de testes de memória feitos seis meses após pessoas de diferentes idades terem sofrido concussões. Os testes avaliaram a habilidade do cérebro de processar e armazenar informações – uma função necessária ao aprendizado.

Os resultados mostraram que em adolescentes havia taxas maiores de deficiência no funcionamento da memória, do que nos participantes de outras idades.

A região responsável por essa habilidade (o lóbulo frontal) passa por um período de crescimento rápido durante a adolescência, deixando-a mais sensível e frágil. Isso faz com que as concussões tenham efeitos mais fortes nessa faixa etária.

Deficiências no funcionamento da memória podem causar diversos problemas, prejudicando até mesmo funções cotidianas, como a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Assim, pais e educadores devem ser cuidadosos para que o adolescente não corra riscos e não se envolva em acidentes.

A pesquisa foi publicada no periódico Brain Injury.

Fonte: Live Science 28 de fevereiro de 2012

 

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários