Notícias de saúde

Radioterapia pode não ser necessária após mastectomia

16 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, sugere que muitas mulheres com câncer de mama em estágio inicial podem não precisar de radioterapia após uma mastectomia, graças aos avanços no tratamento moderno do câncer.

O ensaio clínico internacional acompanhou mais de 1.600 mulheres com câncer de mama em estágio inicial. Elas foram consideradas de risco intermediário de recorrência, ou seja, tinham câncer em estágio 2 com até três linfonodos afetados, ou tumores com características agressivas e sem comprometimento linfonodal.

Todas as mulheres foram submetidas à cirurgia para remoção da mama e dos linfonodos. Elas também receberam medicamentos anticancerígenos avançados. Metade foi aleatoriamente designada para receber radioterapia após a cirurgia, e a outra metade não.

Quase uma década depois, as taxas de sobrevivência foram quase idênticas em ambos os grupos: 81,4% para mulheres que fizeram radioterapia versus 81,9% para aquelas que não fizeram.

A radioterapia reduziu ligeiramente a chance de o câncer retornar na parede torácica, mas o número de recorrências foi pequeno: 29 mulheres no total. O tratamento não afetou se o câncer se espalhou para outras partes do corpo ou se o câncer retornou nas mulheres.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2412225.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários