Notícias de saúde

Como o tratamento impacta a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama?

26 de julho de 2022 (Bibliomed). As opções de tratamento para o câncer de mama em fase inicial incluem cirurgia conservadora da mama com radioterapia (RT), ou mastectomia e reconstrução mamária sem RT. Apesar das diferenças marcantes nessas estratégias de tratamento, pouco se sabe sobre sua associação com a qualidade de vida a longo prazo (QV).

Um novo estudo buscou responder a esta pergunta: para pacientes com câncer de mama precoce, quais resultados de qualidade de vida a longo prazo estão associados ao tratamento com cirurgia conservadora da mama com radioterapia (RT) em comparação com mastectomia e reconstrução mamária sem RT? O estudo teve como objetivo avaliar a associação do tratamento com cirurgia conservadora da mama com RT vs mastectomia e reconstrução sem RT com a qualidade de vida a longo prazo.

Neste estudo de pesquisa de eficácia comparativa de base populacional de 647 mulheres com câncer de mama, a satisfação relatada pelo paciente com seus seios foi semelhante 10 anos após a cirurgia conservadora da mama com RT e com mastectomia e reconstrução mamária sem RT. No entanto, o bem-estar psicossocial e sexual foi melhor em pacientes tratadas com cirurgia conservadora da mama com RT.

Esses achados podem ajudar a orientar a tomada de decisão sensível à preferência para mulheres com câncer de mama em fase inicial.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2022.0631.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários