Notícias de saúde

Qualquer quantidade de álcool pode aumentar a pressão arterial

14 de novembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado no Hospital Internacional St. Luke's, no Japão, mostrou que qualquer quantidade de álcool ingerida por aumentar a pressão arterial.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 360.000 consultas anuais no St. Luke's entre 2012 e 2024. Como parte da consulta, os pacientes relataram o consumo de álcool.

Os pesquisadores dividiram os cerca de 59.000 pacientes em dois grupos: aqueles que bebiam no momento da primeira consulta e aqueles que não bebiam inicialmente. Dessa forma, a equipe pôde analisar os efeitos de parar de beber entre aqueles que bebiam e de começar a beber entre aqueles que se abstiveram.

Os resultados mostraram que a pressão arterial diminuiu à medida que os bebedores diminuíam o consumo. Mulheres que pararam de beber de uma a duas doses por dia apresentaram uma redução de quase 0,8mmHG na PA sistólica e de 1,1mmHG na diastólica. A sistólica, o número mais alto na leitura da pressão arterial, é a pressão nos vasos sanguíneos durante um batimento cardíaco, e a diastólica é a pressão entre os batimentos cardíacos.

Homens que pararam de beber apresentaram uma redução de 1mmHG na sistólica e de 1,6mmHG na diastólica. Por outro lado, pessoas que começaram a beber apresentaram pressão arterial mais alta, com tendências semelhantes entre os sexos.

Os aumentos na pressão arterial não variaram com base no tipo de álcool, seja cerveja, vinho ou bebidas destiladas, descobriram os pesquisadores. Em vez disso, a quantidade de álcool consumida foi o que importava.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2025.09.018.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários