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12 de novembro de 2025 (Bibliomed). Crianças entre 9 e 13 anos que passaram mais tempo nas mídias sociais tiveram pior desempenho em testes de leitura, memória e linguagem dois anos depois, indica estudo realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 6.500 crianças participantes do Estudo Nacional de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente, o maior estudo de longo prazo sobre o desenvolvimento cerebral nos EUA.
Cerca de 58% das crianças praticamente não passavam tempo nas redes sociais; 37% passavam uma hora a mais por dia nas redes sociais aos 13 anos; e 6% chegavam a passar 3 horas a mais aos 13 anos, mostraram os resultados.
O estudo examinou o desempenho cerebral das crianças usando uma bateria de testes elaborada pelos Institutos Nacionais de Saúde. As crianças com baixo consumo de cerca de uma hora por dia pontuaram em média de 1 a 2 pontos a menos em testes de memória e leitura. Aquelas que passavam até três horas por dia pontuaram até 4 pontos a menos nos testes.
Pesquisadores suspeitam que algumas crianças podem estar ignorando a lição de casa para navegar nas redes sociais, afetando sua educação e desenvolvimento. Segundo os autores, os resultados corroboram os esforços recentes das escolas para limitar o uso do celular durante o dia, bem como medidas mais rigorosas, como restrições de idade mais rígidas para o uso das redes sociais.
Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2025.16613.
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