Notícias de saúde
12 de novembro de 2025 (Bibliomed). Solidão ou isolamento social podem diminuir as chances de sobrevivência de um paciente com câncer, sugere uma nova revisão de evidências realizada no BC Cancer-Vancouver, no Canadá.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 13 estudos anteriores sobre câncer e solidão ou isolamento social. Os dados combinados mostraram uma ligação entre solidão e risco de morte entre pacientes com câncer.
De acordo com os resultados, pacientes com câncer que se sentem solitários parecem ter um risco maior de morte, tanto pela doença maligna quanto por outros problemas de saúde. Os dados mostraram que a solidão está associada a um risco 34% maior de morte por qualquer causa, além de estar relacionada a um aumento de 11% no risco de morte pelo próprio câncer.
No entanto, os pesquisadores observaram que os estudos eram observacionais e podem apenas mostrar uma associação, e não uma relação de causa e efeito, entre solidão e morte. Se os resultados forem confirmados em futuros estudos bem conduzidos, eles apontam para um meio de melhorar as chances dos pacientes com câncer por meio da divulgação.
Fonte: BMJ Oncology. DOI: 10.1136/bmjonc-2025-000840.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também