Notícias de saúde

Chimpanzés usam plantas medicinais para curar feridas e ajudar os outros

21 de outubro de 2025 (Bibliomed). Um novo relatório publicado no periódico Frontiers in Ecology and Evolution fornece novas pistas sobre a origem dos cuidados médicos humanos e como os primatas — como chimpanzés, orangotangos e gorilas — utilizam recursos naturais como remédios de diversas maneiras para se manterem saudáveis.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, observaram chimpanzés selvagens por cerca de oito meses na África, na Floresta de Budongo, em Uganda, cuidando de suas feridas com plantas medicinais e, às vezes, uns nos outros. Eles filmaram e documentaram os chimpanzés e viram como eles ajudavam os outros, até mesmo ajudando um a escapar de armadilhas de caça deixadas por humanos, o que "aumenta a evidência de que os chimpanzés selvagens têm capacidade de empatia".

De acordo com os autores, compreender os fundamentos cognitivos e sociais dos comportamentos de saúde em humanos exige examinar seus precursores evolutivos em nossos parentes vivos mais próximos. Os chimpanzés e suas espécies de primatas semelhantes, os macacos bonobos, são conhecidos por serem os parentes genéticos mais próximos da raça humana.

Fonte: Frontiers in Ecology and Evolution. DOI: 10.3389/fevo.2025.1540922.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários