Notícias de saúde
20 de outubro de 2025 (Bibliomed). Exames de sangue podem detectar até metade dos cânceres em um estágio inicial e mais tratável, diz um novo estudo realizado no Queen Mary University of London, na Inglaterra. Se realizado anualmente ou a cada dois anos, o exame de sangue para detecção precoce de múltiplos tipos de câncer (MCED) poderia ajudar mais pessoas a sobreviver ao câncer.
O exame MCED procura por muitos sinais diferentes específicos do câncer, incluindo fragmentos de DNA eliminados pelos tumores. Atualmente, apenas alguns exames podem detectar câncer de forma confiável entre pessoas de alto risco, incluindo testes para câncer de mama, cólon, colo do útero e pulmão, disseram. Os exames de sangue oferecem uma oportunidade de detectar dezenas de tipos diferentes de câncer ao procurar marcadores de câncer na corrente sanguínea das pessoas.
Para estimar a utilidade dos exames de sangue no rastreamento regular do câncer, os pesquisadores analisaram dados de um ensaio clínico anterior que usou o exame de sangue para ajudar a diagnosticar o câncer. A análise mostrou que os exames de sangue melhoraram o diagnóstico precoce de uma grande variedade de cânceres. Em comparação com o rastreamento padrão do câncer, os exames de sangue anuais foram associados a 49% menos diagnósticos de câncer em estágio avançado e 21% menos mortes em cinco anos.
Os pesquisadores acrescentaram que exames de sangue realizados a cada dois anos resultaram em 39% menos diagnósticos em estágio avançado e 17% menos mortes em cinco anos. Entre as pessoas diagnosticadas com um câncer agressivo e de crescimento rápido, os exames de sangue podem evitar de 14% a 21% das mortes em cinco anos, mostram os resultados.
De acordo com os resultados, tanto o rastreamento anual quanto o bienal com um teste MCED têm o potencial de interceptar 31% a 49% dos cânceres em estágio 1-2 que, de outra forma, se apresentariam em estágio 3-4. Destes, números aproximadamente iguais seriam detectados no estágio 1 e no estágio 2. Essas estimativas pressupõem o cumprimento integral dos cronogramas de triagem e dos testes de acompanhamento, o que é otimista, observaram os pesquisadores. Elas também pressupõem que diagnósticos mais precoces reduzirão automaticamente as taxas de mortalidade.
Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2024-086648.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também