Notícias de saúde

Terapia de conversão pode prejudicar a saúde cardíaca a longo prazo

01 de outubro de 2025 (Bibliomed). A terapia de conversão pode prejudicar a saúde cardíaca de um jovem a longo prazo, diz um novo estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Esses jovens adultos também apresentavam níveis mais altos de inflamação e níveis elevados de pressão arterial, ambos potencialmente prejudiciais à saúde cardíaca, relatam os pesquisadores.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de mais de 700 jovens adultos designados como masculinos ao nascer, dos quais 23% eram transgêneros ou de gênero diverso. Cerca de 10% dos participantes disseram que passaram por terapia de conversão, que tenta alterar atrações pelo mesmo sexo ou mudar a identidade de minorias sexuais.

Os pesquisadores testaram medidas de saúde cardíaca, incluindo pressão arterial e marcadores sanguíneos para inflamação, e perguntaram aos participantes se eles haviam sido diagnosticados com pressão alta.

Os resultados mostraram que as pessoas submetidas à terapia de conversão tinham quase 2,9 vezes mais probabilidade de receber um diagnóstico de pressão alta, embora sua idade média fosse em torno de 27 anos. Eles também eram mais propensos a ter pressão arterial elevada no momento do exame de saúde dos pesquisadores, e seu sangue mostrou mais marcadores de inflamação.

De acordo com os pesquisadores, as descobertas "apoiam a proibição da terapia de conversão e a aplicação das proibições existentes para, eventualmente, eliminar as consequências adversas à saúde associadas a essas práticas".

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.8745.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários